top of page
  • Tulio Rodrigues

Novo estudo da variante Omicron da COVID-19 publicado pelo fundador da SOS


Vírus da Covid.

Um novo estudo publicado no Brazilian Journal of Physics pelo fundador da SOS (Safe and Optimized Standards), Dr. Tulio Rodrigues, em colaboração com o Prof. Dr. Otaviano Helene do Instituto de Física da USP, apresenta uma análise abrangente da gravidade da variante Omicron da COVID-19, focando nas taxas de letalidade (CFR, na sigla em inglês).



Os resultados do estudo oferecem uma visão detalhada das taxas de letalidade da Omicron nos EUA, Índia, Brasil, França, Alemanha e Reino Unido, com respectivas faixas de incerteza. Notavelmente, a taxa de óbitos por casos para a Omicron é consideravelmente inferior aos resultados anteriores, sugerindo que estes últimos possam ter sido sobrestimados devido a não considerarem as contribuições de outras variantes da COVID durante a predominância da Omicron nos respectivos países.


O estudo não se limita apenas à análise da Omicron, abordando também a gravidade da variante Delta durante a transição Delta-Omicron nos EUA. Os números revelam o CFR para a Delta nos EUA e estabelecem uma relação de gravidade Delta/Omicron, fornecendo insights valiosos sobre as características relativas dessas variantes.


A participação do Dr. Tulio Rodrigues nessa pesquisa destaca seu compromisso em trazer luz e entendimento ao cenário da pandemia. Além disso, o método proposto não se restringe à COVID-19, pois pode ser estendido a outras pandemias, contribuindo significativamente para a compreensão de sua dinâmica e gravidade.


Essas descobertas têm implicações práticas, auxiliando na definição de políticas de saúde e ações de combate a futuras pandemias, demonstrando a relevância contínua da pesquisa científica para enfrentar desafios globais de saúde.

14 visualizações0 comentário
bottom of page