Estudo avaliou reação dos pilotos em situações de emergência.
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial realizou um importante estudo que teve como objetivo analisar a influência do fator humano na performance de pilotos, tendo como base situações de elevado nível de estresse.
Intitulado "Avaliação quantitativa das cargas de trabalho suportadas pelo piloto durante emergências de voo de helicóptero: uma análise dos parâmetros fisiológicos durante uma autorrotação", o estudo foi conduzido pelo doutorando do ITA e Gerente Técnico da Divisão de Projetos do DCTA, Coronel Aviador José Ricardo Silva Scarpari.
Visando conhecer as respostas fisiológicas dos profissionais frente a uma ameaça, os pilotos foram submetidos a situações simuladas de falha de motor (de modo inesperado e em ambiente real), nas quais era necessária a realização de manobra de autorrotação.
Para a coleta de dados foram utilizados sensores que avaliaram o tempo de reação, nível de estresse, movimentos dos olhos, nível de suor, frequência cardíaca, frequência respiratória e alterações emocionais e comportamentais durante a manobra, informações que também foram correlacionadas aos comandos aplicados na aeronave.
A análise dos dados mostrou variações na performance e no nível de estresse dos pilotos ao realizarem as manobras necessárias, que apontaram para a influência do fator humano na maneira como cada profissional lidou com a emergência e no resultado das suas ações.
O estudo do DCTA contou com o apoio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), com a parceria do Hospital Israelita Albert Einstein.
Para ler a íntegra do estudo acesse:
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