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Safe and Optimized Standards

Entenda as pessoas e suas necessidades | Gerenciando riscos

Entramos no ano de 2021, e apesar da vacina contra a Covid-19 ter chegado ainda teremos algum tempo até que seus efeitos sejam amplamente sentidos e a transmissão do vírus controlada.


Ou seja, seguiremos por um período indefinido em meio à pandemia e com a necessidade constante de gerenciar os seus riscos.


Para além do âmbito politico-econômico, e das medidas sanitárias e de higiene, ao abarcarmos toda a amplitude da crise gerada pelo coronavírus percebemos o quanto cada indivíduo e grupo social tem um papel fundamental no gerenciamento da crise.


E isso nos tem ensinado a importância de entender o ser humano e suas particularidades na elaboração de estratégias e na aplicação eficaz de medidas de controle e mitigação de riscos. Um ensinamento que transpõe a pandemia uma vez que nos permite entender como as pessoas aceitam e reagem ao que lhes é imposto ou proposto, trazendo conhecimento aplicável a vários campos do saber.

Assim, podemos depreender quatro pontos fundamentais, elencados pela OMS em estudo sobre a Fadiga Pandêmica, que podem ser aplicados nas estratégias de gerenciamento de qualquer organização. São eles:


1. Entenda as pessoas


Identifique grupos prioritários, onde o risco é maior (utilize pesquisas e dados de vigilância). Entenda o que motiva esses grupos e use o que você aprendeu sobre eles para identificar suas necessidades.


2. Engaje as pessoas como parte da solução


“Passe o bastão” para pessoas que possam assumir papel de liderança dentro dos grupos identificados, promovendo comportamentos seguros. Pergunte que tipo de suporte eles precisam de você, e torne-os voluntários na promoção das ações de melhoria.


Mude o foco das ações em grupo para as ações individuais, no sentido de que cada um é parte necessária para a solução, e suas ações influenciam o todo.


3. Permita que as pessoas vivam suas vidas, mas reduza o risco


A mudança, especialmente quando visa uma estratégia de longo prazo para resultados eficazes, pode gerar desmotivação. Evite dar às ações um aspecto emergencial, aplicando o conceito de redução progressiva de danos. Esse conceito reconhece a dificuldade (ou impossibilidade) de mudar comportamentos de maneira imediata, mas que a mudança gradual é possível.


Para tanto, ajude as pessoas a perceberem quais atividades impõem maior ou menor risco e elabore guias sobre como reduzi-los. Trabalhe com o conceito de “faça diferente” ao invés de “não faça”, e evite uma cultura de julgamento e culpa.


4. Reconheça e enderece o stress imposto sobre as pessoas


A imposição de uma nova política de ação pode gerar insegurança nas pessoas sobre como aquilo irá impacta-las. Preocupações quanto ao futuro podem surgir, sendo fundamental identificá-las e passar segurança às pessoas. Reconheça isso e promova uma comunicação transparente em face a essas preocupações.


Seja empático e compreensivo, nunca punitivo.


Fonte: OMS


Tenha em mente que a mudança, para surtir resultados, depende do engajamento de todas as partes envolvidas e de bons exemplos (por meio de atitudes adequadas, corretas e justas) vindos de quem ocupa os papéis de liderança.


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SOBRE A SOS


A Safe and Optimized Standards - SOS é uma consultoria especializada na gestão do risco da fadiga mental com vistas à minimização de falhas humanas na indústria em geral.


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