O simples hábito (ou bom hábito) de dormir um sono reparador tem um enorme impacto na redução do risco e dos acidentes no ambiente de trabalho.
Estudos realizados pelo Institute of Medicine (US) Committee on Sleep Medicine and Research apontaram que a sonolência excessiva aumenta em 70% as chances de um funcionário sofrer um acidente.
A privação do sono reduz a capacidade cognitiva, aumenta o tempo de reação e pode fazer com que o indivíduo cometa erros de julgamento, colocando-se em situações de risco.
São consequências esperadas nesses casos o aumento nos acidentes, absenteísmo, presenteísmo, dentre outros, que por sua vez impactam os custos da operação e os resultados.
Cabe ressaltar que determinados setores da indústria sofrem mais com as questões relativas à privação do sono e como elas impactam a segurança.
Tripulantes, motoristas de caminhão, médicos residentes e trabalhadores por turnos estão entre os mais impactados.
Para lidar com a situação de maneira assertiva, mitigando riscos e promovendo a segurança, é primordial estabelecer uma cultura onde o conhecimento sobre a importância do sono reparador e as boas práticas voltadas à saúde dentro e fora do ambiente de trabalho sejam parte do dia a dia dos funcionários.
Fonte: Sleep Foundation
____
Sobre a SOS
A Safe and Optimized Standards - SOS é uma consultoria especializada na gestão do risco da fadiga mental com vistas à minimização de falhas humanas na indústria em geral.
Siga a SOS nas redes sociais:
LinkedIn: linkedin.com/company/safestandards/
Instagram: instagram.com/safestandards
Comments