Segundo dados do National Safety Council (NSC), dos EUA, as principais causas de ferimento por acidente de trabalho são:
Esforço físico excessivo (inclui movimentos repetitivos);
Escorregões, tropeços ou quedas;
Contato (impacto) com objetos ou equipamentos.
Ao todo, 84% dos ferimentos no ambiente de trabalho resultam destas três situações, colocando-as no topo da lista de preocupações quando o assunto é gerenciamento de risco.
É importante notar que os acidentes listados atingem grande parte da indústria, porém, com níveis de risco que variam conforme o setor e a faixa etária dos funcionários. Os dados são a “ponta de um iceberg”, tendo por trás fatores contribuintes diversos.
Dentre esses fatores está a fadiga, um risco muitas vezes oculto, que gera às empresas um custo anual de US$ 1,5 milhão a cada 1000 funcionários somente nos EUA.
Portanto, para mitigar os riscos é fundamental que os gestores entendam as maneiras específicas como eles impactam seus processos e funcionários, buscando conhecer cada elo na cadeia de eventos que leva a um incidente ou acidente.
Fonte: NSC
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A Safe and Optimized Standards - SOS é uma consultoria especializada na gestão do risco da fadiga mental com vistas à minimização de falhas humanas em setores da indústria cujos funcionários operam em turnos.
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