No último ano temos vivido uma situação de risco constante à saúde com a pandemia de coronavirus e muito se tem aprendido com a situação, desde questões de saúde à questões gerenciais e administrativas.
No que tange ao gerenciamento destaca-se o trabalho visando a conscientização da população para que ela siga as medidas protetivas, do qual podemos destacar alguns princípios listados pela Organização Mundial da Saúde.
São eles:
Seja transparente, compartilhe as razões por trás das mudanças.
Seja consistente nas mensagens e ações e evite medidas conflitantes.
Busque a previsibilidade em situações imprevisíveis, para tanto defina critérios objetivos para implementar restrições ou mudanças.
Seja justo nas recomendações e restrições.
Coordene bem as ações
Fonte: OMS
Tais princípios são endereçados aos governos visando lidar com a tendência das pessoas de se distanciarem das medidas de proteção com o passar do tempo e, guardadas as devidas proporções, podem ser transpostos para qualquer empresa que pretenda implementar políticas visando o gerenciamento e mitigação de riscos.
Além dos princípios, a OMS também lista estratégias e ações concretas que trazem ensinamentos com os quais toda organização pode aprender.
Para lê-las, clique aqui.
____
Siga a SOS nas redes sociais:
LinkedIn: linkedin.com/company/safestandards/
Instagram: instagram.com/safestandards
Comments